terça-feira, agosto 30, 2005

Em cheio

Os meus clubes Londrinos, Fulham e Chelsea (por esta ordem!), deram boa conta de si.

A felicidade do Sporting foi inversamente proporcional à do Benfica.

E a Inglaterra deu um passo de gigante na re-conquista das Ashes contra a Austrália.

Há fins de semana assim! E o melhor de tudo é que ontem foi feriado.

FA

quarta-feira, agosto 24, 2005

Depois admiram-se

De vez em quando ainda me admiro com a perfeita estupidez que é a nossa Constituição. Depois lembro-me que um dos pais da dita diz coisas como esta sobre temas tão complexos (cientifica e eticamente) e passa-me a admiração toda. Até me dou por satisfeito.

FA

sexta-feira, agosto 19, 2005

Acasos

O jogador do FCP, Nuno Valente, está a ser impedido pela sua entidade patronal de jogar pelo Clube ou sequer treinar com os seus colegas de plantel como represália por não abdicar de representar a Selecção Nacional do seu páis.

Isto é um caso desportivo. É um caso jurídico. É um caso ético. Mas, certamente por acaso, ninguém faz grande caso disso.

Ao pé do FCP o PS ainda tem muito que aprender.

FA
Duas fotos para o CAA


Cambada de jovens do mundo reunidos em Colónia plenamente “submetidos à ICAR” e “diluindo a sua indivídualidade na massa dos "fieis" seguidores dos dogmas e das regras comportamentais impostos de fora para dentro”.


Conjunto esclarecido de jovens Cristãos Americanos vivendo, no concerto de Christian Rock Creation 2005, a sua fé de modo esclarecido assente numa “base individual”, na “relação de cada um com o sagrado e do modo como a pessoa, por si mesma, entende viver os aspectos religiosos que considera relevantes”.

FA

quinta-feira, agosto 18, 2005

Frère Roger e Paul Ricoeur

Frère Roger e Paul Ricoeur

Desde há muitos anos, o filósofo Paul Ricœur, que era de tradição protestante, tinha o costume de vir a Taizé. Com 92 anos, ele morreu sexta-feira 20 de Maio de 2005.
Publicamos aqui o texto da carta que o irmão Roger enviou à família de Paul Ricœur depois da sua morte.


"Taizé, 21 de Maio de 2005

À família bem como a todos aqueles que amaram Paul Ricoeur, gostaria de dizer que, com os meus irmãos, partilhamos a sua dor, na espera confiante da nossa ressurreição.

Desde há cerca de cinquenta anos, ele veio a Taizé várias vezes. Apreciámos muito a sua vasta cultura e a sua capacidade de exprimir os valores do Evangelho nas situações de hoje em dia. Ajudou-nos muitas vezes a reflectir e mais de uma vez fui levado a citar, nas cartas aos jovens, certas expressões fortes que ele tinha formulado sobre temas importantes para nós, como o sentido e a origem do mal. Um dia disse-nos estas palavras: «Por mais radical que seja o mal, não é tão profundo como a bondade.»

Hoje, convosco, gostaria de rezar: Cristo de compaixão, permites que continuemos em comunhão com Paul Ricoeur, bem como com todos aqueles que nos precederam e que permanecem tão próximos dos nossos corações. Esses já contemplam o invisível. Em seu seguimento, preparas-nos para acolher um brilho da tua claridade.

Próximo de vós, em profunda comunhão.

Asseguro-lhes a confiança do meu coração – irmão Roger, de Taizé"


Os extractos que se seguem resultam duma conversa em Taizé durante a sua estada na Semana Santa de 2000.

"Irrupções de bondade

Que venho procurar a Taizé? Eu diria uma espécie de experimentação com aquilo em que acredito muito profundamente, nomeadamente que aquilo a que geralmente se chama religião tem a ver com a bondade.

Está um pouco esquecido, em particular em várias tradições do cristianismo. Quero dizer que há uma espécie de restrição, de fechamento na culpabilidade e no mal. Eu não subestimo de forma nenhuma este problema, que muito me ocupou durante várias décadas. Mas, aquilo que de alguma forma tenho necessidade de verificar, é que por muito radical que seja o mal, não é tão profundo como a bondade. E se a religião, as religiões, têm um sentido, é o de libertar o fundo de bondade dos homens, de ir procurá-lo aí onde ele está completamente escondido. Ora, aqui em Taizé, eu vejo irrupções de bondade na fraternidade entre os irmãos, na sua hospitalidade tranquila, discreta, e na oração, onde vejo milhares de jovens que não têm articulação conceptual do bem e do mal, de Deus, da graça, de Jesus Cristo, mas que têm um tropismo fundamental em direcção à bondade.

Aqui, o que primeiro me impressiona em todos os pequenos ofícios quotidianos da liturgia, nos encontros de todo o género, nas refeições, nas conversas, é a ausência completa de relações de domínio.

Tenho às vezes a impressão de que, nesta espécie de exactidão paciente e silenciosa de todos os actos dos membros da comunidade, toda a gente obedece sem que ninguém comande. Daí resulta uma impressão de serviço alegre, como dizer, de obediência do amor, sim, de obediência do amor, que é portanto todo o contrário de uma submissão e todo o contrário de uma errância.

Este caminho geralmente estreito entre aquilo a que acabo de chamar submissão e errância está aqui largamente demarcado pela vida comunitária. Ora é disso que nós, os participantes – não os que assistem, mas que participam – como creio tê-lo sido e sê-lo aqui, nós beneficiamos. Beneficiamos desta obediência do amor que precisamente temos a respeito do exemplo dado.

A comunidade não impõe uma espécie de modelo intimidante, mas, como direi, uma espécie de exortação amigável. Gosto desta palavra exortação porque não estamos na ordem do mandamento e menos ainda da coacção, mas também não estamos na ordem da desconfiança e da hesitação, que é hoje o destino da vida nas profissões, na vida urbana, no trabalho como nos tempos livres. É esta tranquilidade partilhada que para mim representa a felicidade da vida junto da comunidade de Taizé."


DBH
Frère Roger



"Abbiamo parlato insieme di tristezza e di gioia. In realtà, ho ricevuto stamattina una notizia molto triste, drammatica. Durante i vespri di ieri sera, il caro Frère Roger Schutz, fondatore della Comunità di Taizé, è stato accoltellato e ucciso, probabilmente da una squilibrata. Questa notizia mi colpisce tanto più perché proprio ieri ho ricevuto una lettera di Frère Roger molto commovente, molto amichevole. In essa scrive che nel fondo del suo cuore intende dirmi che "noi siamo in comunione con Lei e con coloro che sono riuniti in Colonia". Poi scrive che, a causa delle sue condizioni di salute, purtroppo non sarebbe potuto venire personalmente a Colonia, ma sarebbe stato presente spiritualmente insieme con i suoi fratelli. Alla fine mi scrive in questa lettera che ha il desiderio di venire quanto prima a Roma per incontrarmi e per dirmi che "la nostra Comunità di Taizé vuole camminare in comunione con il Santo Padre". E poi scrive di proprio pugno: "Santo Padre, Le assicuro i miei sentimenti di profonda comunione. Frère Roger di Taizé".

In questo momento di tristezza possiamo solo affidare alla bontà del Signore l’anima di questo suo fedele servitore. Sappiamo che dalla tristezza - come abbiamo sentito adesso nel Salmo - rinascerà la gioia. Frère Schutz è nelle mani della bontà eterna, dell’amore eterno, è arrivato alla gioia eterna. Egli ci ammonisce e ci esorta ad essere fedeli lavoratori nella Vigna del Signore sempre, anche in situazioni tristi, sicuri che il Signore ci accompagna e ci darà la sua gioia."

- Bento XVI




DBH

quarta-feira, agosto 17, 2005

In memoriam


Roger Schutz

Ou simplesmente o Irmão Roger. Foi ontem assassinado.

NQdI

segunda-feira, agosto 15, 2005

Morreu “El Brujo”


Manolo Vázquez 1930/2005

O Sevilhano mais Madrileno que o toureio jamais conheceu morreu ontem.

FA

sexta-feira, agosto 12, 2005

It’s the new Season!

Não percebo o destaque que se tem dado à “reforma” do Pedro Barbosa quase não se falando do que se passa no FCP com a segregação de Jorge Costa e Nuno Valente. Critérios jornalísitcos pois está claro.

Mais. A ser verdade que o FCP anda a pressionar os seus jogadores para não jogar pela Selecção Nacional, importa saber o que vai fazer a Federação? É verdade ou não é? Alguém vai investigar?

A ser verdade, então se os jogadores elegíveis do FCP estão “impedidos” pelo clube de jogar pela Selecção então o clube deve ser “impedido” de competir no campeonato oficial. Mai' nada.

FA

quarta-feira, agosto 10, 2005

Ainda e sempre

Um excelente post do P. sobre o dia-a-dia de quem quer viver. Sem medos.

FA
Aqui ao lado outro fogo vai lavrando

A pouco e pouco a Espanha vai-se desagregando.

FA

terça-feira, agosto 09, 2005

Sabemos que estamos a ficar “bifes” quando...



...acordamos ao Domingo de manhã para ver cricket.

FA

quarta-feira, agosto 03, 2005

Realidade virtual

O Governo recusa-se a publicar os estudos sobre o Aeroporto da Ota. O “novo aeroporto”, esse, já existe (pelo menos!) no mundo virtual.

FA
Não tenho tempo meu filho, não tenho tempo

Afazeres profissionais afastam-me da lide bloguista. Apesar disso era absolutamente necessário linkar o soberbo post do Nuno Costa Santos sobre o rei da soberba (bem vindo Nuno ás lides Acidentais!).

FA